Observando

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008


COMO NUVENS PELO CÉU



Passam os sonhos por mim. Nenhum dos sonhos é meu Embora eu os sonhe assim. São coisas no alto que são Enquanto a vista as conhece, Depois são sombras que vão Pelo campo que arrefece. Símbolos? Sonhos? Quem torna Meu coração ao que foi? Que dor de mim me transtorna? Que coisa inútil me dói?



(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008



ACEITARÁS O AMOR COMO EU O ENCARO?



Aceitarás o amor como eu o encaro ?...... Azul bem leve, um nimbo, suavemente Guarda-te a imagem, como um anteparo Contra estes móveis de banal presente.Tudo o que há de melhor e de mais raro Vive em teu corpo nu de adolescente, A perna assim jogada e o braço, o claro Olhar preso no meu, perdidamente. Não exijas mais nada. Não desejo Também mais nada, só te olhar, enquanto A realidade é simples, e isto apenas. Que grandeza... a evasão total do pejo Que nasce das imperfeições. O encanto Que nasce das adorações serenas.




(Mário de Andrade)

LIVROS E FLORES
Teus olhos são meus livros. Que livro há aí melhor, Em que melhor se leia A página do amor? Flores me são teus lábios. Onde há mais bela flor, Em que melhor se beba O bálsamo do amor?

(Machado de Asssis)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008


AMAR COM OS OLHOS



Amar com os olhos, sem nada poder dizer, Juro! É castigo! Algo que não combina comigo, Desse amor não quero sofrer! O amor tem que ser pra valer. Ardente feito chama, Pressupondo contato, cama,Tudo que nos dê prazer! É preciso portanto aproximação, Toque de corpos... bocas...mãos... Abraços...carinhos...beijos...Olhar apenas não satisfaz, Sempre queremos um pouco mais Para saciar nossas "fomes", nossos desejos!



(Walter PereiraPimentel)

domingo, 24 de fevereiro de 2008


POESIA DE AMOR
Frente a frente, a mirar,Vendo seja o que for, Pelo fogo do olhar... só pode ser o amor. Amor que se adivinha, Após o primeiro beijo Lábios colados que dizem Eu te amo... eu te desejo...Num abraço apertado, corações se unem, descobrindo o amor, nos sentimentos que surgem. Nessa descoberta do amor Corpos ficando nus Pulsação acelerando Desejo aumentando Fusão dos corpos, numdelírio supremo, a comporcom loucura que alucina, uma poesia de amor.
(Marcial Salaverry)


AINDA TE ESPERO


A noite chega de repente Nebulosa e sombria. Pelo vidro da janela Vejo que se passou mais um dia. Abraçado ao travesseiro No quarto inerte e frio, apago a luz que ainda me resta E adormeço, num sono vazio. Amanhece...O sol traz a aurora. É mais um dia sem você E a saudade me devora... O vento sopra calmamente A ele digo o que quero... Que ele chegue até você E diga que ainda lhe espero.




(Carlos Alberto)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008








PROCURO...



Uma pessoa especial Que saiba conversar sobre sentimentos, sobre amor Que me fale de sua felicidade ou de sua tristeza E que tenha tempo de me ouvir Procuro uma pessoa que me ensine a sonhar de novo E transformar esses sonhos em realidade Uma pessoa que me ajude a ver o mundo mais colorido Que me mostre a beleza do mar e o azul do céu Procuro uma pessoa que saiba compartilhar as coisas mais simples da vidaQue saiba sorrir e que saiba cantar Procuro uma pessoa com sorriso de criança, Mas que tenha acesa a chama do amor e da esperança.



IraimaBagni

(*Laur@)


BUSCANDO UM AMOR...


Estou buscando um amor, uma paixão, ou quem sabe o sonho de uma ilusão. Um amor que seja eterno enquanto dure, ou que dure apenas um verão. Mas, que seja intenso como a luz do sol, e brilhe mais que uma estrela cadente. Que faça corpo e alma vibrarem de paixão. Como se fosse uma melodia, dedilhada... com profunda emoção!


Iraima Bagni

(Laur@)


HOJE ACORDEI


Hoje acordei pensando em você Senti uma saudade imensa! Fechei os olhos e ouvi sua voz Acariciei seu rostoToquei seu corpo Senti seu perfume Beijei sua boca... Abri os olhos E descobri Que hoje Quero você Aqui! Vem...


(Iraina Bagni)


O poeta, o amor e a poesia


A espera do amor o coração do poeta explodia em versos e maculava o papel em rimas, pobres e ricas,num canto de fé e esperança no amor sonhado. No sonho, quase delírio, rimava fantasia e realidade, ilusão e desilusão, prazer e dissabor. Muitos riam de sua ingenuidade. Outros incrédulos, temiam por sua sanidade. Poucos entendiam o que o poeta dizia e acreditavam em seu canto apaixonado. Quando você chegou, a fantasia tornou realidade a ilusão, certeza e o prazer, verdade. Hoje, o poeta, não faz rima no papel, mas na vida, não é mais poeta é a própria poesia.



(Heloisa )

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008



O BEIJO


Olho no olho respiração ofegante Os lábios se aproximam quase se tocam recuam suspiros olhares agora se encontram quase um leve roçar um arrepio corpos se colammãos se entrelaçam um só corpoum só coração ao longe alguém ouve uma velha canção de amorBesame Besame mucho Como se fuera essa nochela ultima vez........


(Heloisa)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008




UTÓPICO, VIRTUAL OU AMOR BANAL


Ama-me sem pedir licença, da forma que quiseres, Sonhando, criando fantasias ou sendo real De tal sorte que te sintas completa Com a alma cheia, mesmo vivendo uma utopia Ama-me com os olhos, com a alma E sejam teus desejos plenos, satisfeitos Tua vontade em alívio, saciada. Se isto te fizer bem e te der calma Pudesse eu escolher como ser amado, seria diferente da maneira que tu sonhas, Por aquela que por tanto tenho esperado Tivesse eu possuído teu corpo Não apenas nos meus pensamentos,E sentido teus beijos e abraçostão somente nos sonhos encantados,Fácil seria a tua escolha aceitar Mas ser amado no teu modo de querer Deixa-me um inútil vazio E acabo tendo-te sem te ter Mas pedes para amar-me assim Desta maneira utópica, inconsistente E digo-te para fazer de mim Aquilo que te for mais conveniente!



(Sicouza)



MENINA MULHER

Aqui, mais uma vez, te aguardo,vestida de sonhos, lembranças, nos lábios, um beijo formado coração sobressaltado, esperanças, de menina, mas acima de tudo, mulher. Em busca de amor , carinho, abraços escultura de paixão, meus traços, ensejam desejos, despertam sensações, que eu mesma crio, incentivo, grita dentro de mim, meu corpo, vivo,de menina, mas acima de tudo, mulher. Leve qual pluma, sedosos toques, olhos abertos, em teu ser focados, e ainda assim, cegos, enfeitiçados, como os teus, nos meus perdidos, não existem carinhos proibidos, neste universo que é meu corpo de menina, mas acima de tudo, mulher. Te crio e recrio, em minha mente, qual macia argila, entre os dedos, te conformo em soldado, baluarte, sempre a me proteger, meus medos dissipados, carinhos redobrados, entre os braços, junto ao peitode menina, mas acima de tudo, mulher!

(Golden)




POESIA DE AMOR


Frente a frente, a mirar,Vendo seja o que for, Pelo fogo do olhar... só pode ser o amor. Amor que se adivinha, Após o primeiro beijo Lábios colados que dizem Eu te amo... eu te desejo... Num abraço apertado, corações se unem, descobrindo o amor, nos sentimentos que surgem. Nessa descoberta do amor Corpos ficando nus Pulsação acelerando Desejo aumentando Fusão dos corpos, numdelírio supremo, a compor com loucura que alucina, uma poesia de amor.



(Marcial Salaverry)


AINDA TE ESPERO


A noite chega de repente Nebulosa e sombria. Pelo vidro da janela Vejo que se passou mais um dia. Abraçado ao travesseiro No quarto inerte e frio, apago a luz que ainda me resta E adormeço, num sono vazio. Amanhece...O sol traz a aurora. É mais um dia sem você E a saudade me devora... O vento sopra calmamente A ele digo o que quero... Que ele chegue até você E diga que ainda lhe espero.


(CARLOS ALBERTO)

MEUS PENSAMENTOS


Gostaria que você adivinhasse pensamentos,para que eu não precisasse escrever... para que eu não precisasse dizer... que penso muito em você... Gostaria de compartilhar mais momentos, para ter coragem de dizer... que gosto muito de você... Meus pensamentos... em muitos momentos... estão com você.


(Lenise Resende)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008




QUEM É VOCÊ



Quem é você, que me faz sonhar , que me faz sorrir , povoa minha solidão, e me faz senti, que o recente, é passado e o meu presente, é você ? Quem é você, que chegou de mansinho, conquistou meu coração povoou meus pensamentos e me levou a navegar, nesse rio de ilusão? Quem é vc, Que me convida a ser feliz que me envolve em delicadezas... mas, me faz sentir sua ausência dorida , e a conhecer o peso da distância em minha vida ? Me diz ... , me diz ... afinal, Quem é você? Minha alma gêmea, meu Anjo, meu demônio? Me conta ... de você, Qual é o sinônimo?



(Gildina Roriz Magy)
ASAS AO TEMPO



Queria ser um pássaro voando Perdendo suas penas ao vento Levaria em revoadas Meus sonhos... Daria, por eles, asas ao tempo... E ficaria à espera De que voltassem Cantando ao regresso, Trazendo, lá de cima A paz e o encanto para meu ninho...


(Tereza Cordioli)

CONQUISTA- ME!


Vem! Me conquista amor, ando tão carente !Estou a esperar, que você chegue em breve e me leve com você, assim... intempestivamente. Vem! Porque toda essa demora, Olhe, pense, obseve ... e então? Vou com você pra onde você for ... Ja está surgindo a aurora, e eu, insone , a te esperar em vão... Preciso de você, vem me tirar da solidão! Vem... Me conquista o coração e a alma, temos tudo para juntos voar. Será que vc náo vê ? que isso só depende de você. De você eu espero Amor, e tenho muito Amor pra da.


(Magy)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ESTRELAS


" 'Oras (direis) ouvir estrelas! Certo Perdestes o senso!' E eu vos direi, no entanto ,Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite , enquanto A Via Láctea, como uma pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: 'Tresloucado amigo! Que conversas com ela? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo? 'E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode Ter ouvidoCapaz de ouvir e de entender as estrelas."


(Olavo Bilac)


AMA-ME POR AMOR DO AMOR


Ama-me, por amor do amor somente, Não digas: Amo-a pelo seu olhar, O seu sorriso, o modo de falar Honesto e brando. Amo-a porque se sente Minh'alma em comunhão constantemente Com a sua". Por que pode mudar Isso tudo, em si mesmo, ao perpassar Do tempo, ou para ti unicamente. Nem me ames pelo pranto que a bondade De tuas mãos enxuga, pois se em mim Secar, por teu conforto, esta vontade De chorar, teu amor pode ter fim! Ama-me por amor do amor, e assim Me hás de querer por toda a eternidade.


(Elizabeth Barrett Browning)

Tradução:

( Manuel Bandeira)



ACEITE-ME


Aceite-me como eu sou. Não venho com garantia...nem tenho a pretensão, de ser alguém perfeito. Toda a perfeição não posso ter. Eu sou como você: sou da espécie humana, sou capaz de errar. O erro não é falha de carátere errar faz parte da Natureza Humana. Eu vivo. Eu sorrio. Eu também aprendo! Meu conhecimento é incompleto. Estou na busca o tempo todo, nas horas acordadas e nas horas de sono.Eu tenho um longo caminho a ser percorrido, assim como você também tem. Aprendemos nossas lições pelo caminho. Atingiremos a Sabedoria. Assim, por favor, aceite-me como sou! Porque eu sou só eu. Apenas eu. Não há ninguém igualzinho a mim no mundo. Esta é a única garantia que dou. É assim que eu me sinto. Eu tenho um coração. Abra-me e veja-o! Por favor, cuide bem dele. Ele é tudo que eu sou. Apenas eu.


( Sílvia Schmidt )

HÁ MOMENTOS

"Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre."

(Clarice Lispector)
HISTÓRIA DE AMOR

Na hora certa do plantio, num chuvoso abril, semente sedenta de vida, caíste no solo do meu coração que te esperava. Germinaste, cresceste, criaste raízes. Teus braços verdes se levantaram para o céu. Chegaram as douradas flores, seguidas de frutos generosos, frutos que saciaram todas as minhas fomes. Na tua sombra me abriguei, no teu perfume me embriaguei. No verde de tuas folhas, encontrei esperança. Nas tuas flores, novos mundos de beleza. As tuas raízes penetraram profundasno solo ansioso e fértil do meu coração, num eterno abraço de amor, e me ligaram a ti, inseparavelmente, para sempre.

(Joseph E. de Sousa)




AMOR E SEU TEMPO



Tempo Amor é privilégio de maduros Estendidos na mais estreita cama, Que se torna a mais larga e mais revolva, Roçando, em cada poro, o céu do corpo. É isto, amor: o ganho não imprevisto, O prêmio subterrâneo e coruscante, Leitura de relâmpago cifrado, Que, decifrado, nada mais existe Valendo a pena o preço do terrestre, Salvo o minuto de ouro no relógio Minúsculo, vibrando no crepúsculo. Amor é o que se aprende no limite, Depois de se arquivar toda a ciência Herdada, ouvida. Amor começa tarde.



(Carlos Drummond de Andrade)




Tu es meu amor


Tu es o meu querer, O meu viver, O meu sonhar, E o meu render, Se fosses meu, Abraçava-te até nunca mais poder meu amor...E agora o que dizes Queres ser meu E ser amado Ou fugir com ela ...


(sandra Gomes)


BEL PRAZER

Queria ter você por uma noite, para poder te dizer e te mostrar, o que eu tenho para te oferecer... Dar-te carinhos, abraços, amassos... Dar-te-ei também, meu coração, cheio de amor, esperança. Sentimentos que se unem, e fazem florescer a paixão, que está presa dentro do meu ser... Está escondida, e só se mostrará para você. Mostrar-te-ei também o caminho, o caminho da felicidade, que todos procuram, mas poucos encontram! Só aquele de coração puro, De sentimentos verdadeiros, Consegue encontrar o caminho da felicidade plena...

(Davidson Alves)



O VELHO E A FLOR


"Por céus e mares eu andei Vi um poeta e vi um rei Na esperança de saber o que é o amor Ninguém sabia me dizer E eu já queria até morrer Quando um velhinho com uma flor assim falou O amor é o carinho É o espinho que não se vê em cada flor É a vida quando Chega sangrando Aberta em pétalas de amor"



(Vinícius de Moraes)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008


QUE VENHA ESSE HOMEM


Que me venha esse homem. Depois de alguma chuva. Que me prenda de tarde. Em sua teia de veludo.Que me fira com os olhos.E me penetre em tudo.Que me venha esse homem. De músculos exatos. Com um desejo agreste. Com um cheiro de mato. Que me prenda de noite. Em sua rede de braços. Que me venha com força. Com gosto de desbravar. Que me faça de mata. Pra percorrer devagar. Que me faça de rio. Pra se deixar naufragar. Que me salve esse homemCom sua febre de fogo. Que me prenda no espaço. De seu passo mais louco. Que me venha esse homem.Que me arranque do sono. Que me venha esse homem. Que me machuque um pouco.


(Bruna Lombardi)


A LUA


A lua vai levar um recado para você, A lua vai levar meu abraço para você. E lhe dirá do meu amor, . Eu estarei onde você for. E por esses céus levará a luz. Que o nosso amor conduz. E nos será uma cumplice para sempre. E nos fará um só para sempre. A lua lhe dirá quanto te amo. E que todos os dias e noites eu chamo. E lhe dirá que só você pode me fazer feliz. Que és o homem que eu sempre quiz.


(CARLA BUENO)
O LUAR



O luar, é a luz do Sol que está sonhando O tempo não pára! A saudade é que faz as coisas pararem no tempo... os verdadeiros versos não são para embalar, mas para abalar... A grande tristeza dos rios é não poderem levar a tua imagem...



(Mário Quintana)

AMOR QUE MORRE...
Quem o diria !Quem o pensara mesmo ao ver-me tonta, Ceguinha de te ver, sem ver a conta, Do tempo que passava, que fugia! Bem estava a sentir que ele morria... E outro clarão, ao longe já desponta! Um engano que morreu...e logo aponta. A luz doutra miragem fugidia... Eu bem sei, meu amor, que pra viver. São precisos amores, pra morrer, E são precisos sonhos para partir. Eu bem sei, meu amor, que era preciso fazer do amor que parte o claro riso. De outro amor impossível que há-de vir.

(Florbela Espanca)

QUEM DIZ QUE O AMOR É FALSO

Quem diz que Amor é falso ou enganoso,ligeiro, ingrato, vão, desconhecido,Sem falta lhe terá bem merecidoQue lhe seja cruel ou rigoroso. Amor é brando, é doce e é piedoso; Quem o contrário diz não seja crido: Seja por cego e apaixonado tido, E aos homens e inda aos deuses odioso. Se males faz Amor, em mi se vêem; Em mim mostrando todo o seu rigor, Ao mundo quis mostrar quanto podia. Mas todas suas iras são de amor; Todos estes seus males são um bem, Que eu por todo outro bem não trocaria.


(Luís Vaz de Camões)


CANÇÃO PARA UMA VALSA LENTA

Minha vida não foi um romance...Nunca tive até hoje um segredo.Se me amar, não digas, que morroDe surpresa... de encanto... de medo...Minha vida não foi um romanceMinha vida passou por passarSe não amas, não finjas, que vivoEsperando um amor para amar.


(Mário Quintana)

domingo, 10 de fevereiro de 2008



Amor antigo
O amor antigo vive de si mesmo Não de cultivo alheio ou de presença. Nada exige nem pede. Nada espera, Mas do destino vão negar a sentença. O amor antigo tem raízes fundas, Feitas de sofrimento e beleza. Por aquelas mergulha no infinito, E por estas suplanta a natureza. Se em toda parte o tempo desmorona Aquilo que foi grande e deslumbrante, O antigo amor, porém, nunca fenece E a cada dia surge mais amante. Mais ardente, mas pobre de esperança. Mais triste? Não. Ele venceu a dor, E resplandece no seu canto obscuro, Tanto mais velho quanto mais amor.

(Carlos Drummond de Andrade)


Soneto de Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e que com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar me pranto Ao seu pesar pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem amaEu possa dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja eterno enquanto dure.

(Vinicius de Moraes)

O verbo amar...

Te amei: era de longe que te olhava e de longe me olhavas vagamente...Ah, quanta coisa nesse tempo a gente sente, que a alma da gente faz escrava.Te amava: como inquieto adolescente, tremendo ao te enlaçar, e te enlaçava adivinhando esse mistério ardente do mundo, em cada beijo que te dava.Te amo: e ao te amar assim vou conjugando os tempos todos desse amor, enquanto segue a vida, vivendo, e eu, vou te amando...Te amar: é mais que em verbo é a minha lei, e é por ti que o repito no meu canto: te amei, te amava, te amo e te amarei!

( JG de Araujo do livro -Bazar de Ritmos- 1935)


Arte de amar.

Se queres sentir a felicidade de amar, Esquece a tua alma. A alma é que estraga o amor. Só em Deus ela pode encontrar satisfação. Não noutra alma. Só em Deus - ou fora do mundo. As almas são incomunicáveis. Deixe o teu corpo entender-se com outro corpo, porque os corpos se entendem, mas as almas não.

(Manoel Bandeira)
TOMARA...

"Que você volte depressa...Que você não se despeça...Nunca mais do meu carinho.E chore...Se arrependa...E pense muito.Que é melhor se sofrer junto...Que viver feliz sozinho.Tomara...Que a tristeza te convença...Que a saudade não compensa...E que a ausência não dá paz.E o verdadeiro amor de quem se ama...Tece a mesma antiga trama...Que não se desfaz.E a coisa mais divina que há no mundo...É viver cada segundo...Como nunca mais..."


(Vinicius de Moraes)

sábado, 9 de fevereiro de 2008





"Limites do Amor"

Condenado estou a te amarnos meus limites até que exausta e mais querendo um amor total, livre das cercas, te despeça de mim, sofrida, na direção de outro amor que pensas ser total e total será nos seus limites da vida.
O amor não se mede pela liberdade de se expor nas praças e bares, em empecilho. É claro que isto é bom e, às vezes, sublime. Mas se ama também de outra forma, incerta, e este o mistério:
- ilimitado o amor às vezes se limita, proibido é que o amor às vezes se liberta.
(Affonso Romano de SantÀna)

Certos amores...

Certos amores nos deixam marcados, Duras seqüelas, fundas cicatrizes, Feito dragões no corpo tatuados Em cores fortes e densas matizes. E estes dragões podem ser encontrados, Nos dias tristes, cinzas, infelizes, Que arrastam-se sempre tão demorados Nos condenando feito maus juizes. E pensamos fugir... mas! fugir pra onde? Se eles nos seguem sempre aonde vamos? E mesmo que a mente u'a maneira sonde O coração não faz o que queremos. E dói nos inda mais se constatamos, Pois quando os olhos fecham, mais os vemos!
(Jenário de Fátima)

Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Luís de Camões)

Amor é síntese

Por favor não me analise, Não fique procurando cada ponto fraco meu, Se ninguém resiste a uma análise profunda, Quanto mais eu Ciumento, exigente, inseguro, carente, Todo cheio de marcas que a vida deixou. Vejo em cada grito de exigência Um pedido de carência, um pedido de amor. Amor é síntese, É uma integração de dados, Não há que tirar nem pôr. Não me corte em fatias, Ninguém consegue abraçar um pedaço, Me envolva todo em seus braços E eu serei perfeito, amor.

(Mário Quintana)