Observando

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ESTRELAS


" 'Oras (direis) ouvir estrelas! Certo Perdestes o senso!' E eu vos direi, no entanto ,Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite , enquanto A Via Láctea, como uma pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: 'Tresloucado amigo! Que conversas com ela? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo? 'E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode Ter ouvidoCapaz de ouvir e de entender as estrelas."


(Olavo Bilac)


AMA-ME POR AMOR DO AMOR


Ama-me, por amor do amor somente, Não digas: Amo-a pelo seu olhar, O seu sorriso, o modo de falar Honesto e brando. Amo-a porque se sente Minh'alma em comunhão constantemente Com a sua". Por que pode mudar Isso tudo, em si mesmo, ao perpassar Do tempo, ou para ti unicamente. Nem me ames pelo pranto que a bondade De tuas mãos enxuga, pois se em mim Secar, por teu conforto, esta vontade De chorar, teu amor pode ter fim! Ama-me por amor do amor, e assim Me hás de querer por toda a eternidade.


(Elizabeth Barrett Browning)

Tradução:

( Manuel Bandeira)



ACEITE-ME


Aceite-me como eu sou. Não venho com garantia...nem tenho a pretensão, de ser alguém perfeito. Toda a perfeição não posso ter. Eu sou como você: sou da espécie humana, sou capaz de errar. O erro não é falha de carátere errar faz parte da Natureza Humana. Eu vivo. Eu sorrio. Eu também aprendo! Meu conhecimento é incompleto. Estou na busca o tempo todo, nas horas acordadas e nas horas de sono.Eu tenho um longo caminho a ser percorrido, assim como você também tem. Aprendemos nossas lições pelo caminho. Atingiremos a Sabedoria. Assim, por favor, aceite-me como sou! Porque eu sou só eu. Apenas eu. Não há ninguém igualzinho a mim no mundo. Esta é a única garantia que dou. É assim que eu me sinto. Eu tenho um coração. Abra-me e veja-o! Por favor, cuide bem dele. Ele é tudo que eu sou. Apenas eu.


( Sílvia Schmidt )

HÁ MOMENTOS

"Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre."

(Clarice Lispector)
HISTÓRIA DE AMOR

Na hora certa do plantio, num chuvoso abril, semente sedenta de vida, caíste no solo do meu coração que te esperava. Germinaste, cresceste, criaste raízes. Teus braços verdes se levantaram para o céu. Chegaram as douradas flores, seguidas de frutos generosos, frutos que saciaram todas as minhas fomes. Na tua sombra me abriguei, no teu perfume me embriaguei. No verde de tuas folhas, encontrei esperança. Nas tuas flores, novos mundos de beleza. As tuas raízes penetraram profundasno solo ansioso e fértil do meu coração, num eterno abraço de amor, e me ligaram a ti, inseparavelmente, para sempre.

(Joseph E. de Sousa)




AMOR E SEU TEMPO



Tempo Amor é privilégio de maduros Estendidos na mais estreita cama, Que se torna a mais larga e mais revolva, Roçando, em cada poro, o céu do corpo. É isto, amor: o ganho não imprevisto, O prêmio subterrâneo e coruscante, Leitura de relâmpago cifrado, Que, decifrado, nada mais existe Valendo a pena o preço do terrestre, Salvo o minuto de ouro no relógio Minúsculo, vibrando no crepúsculo. Amor é o que se aprende no limite, Depois de se arquivar toda a ciência Herdada, ouvida. Amor começa tarde.



(Carlos Drummond de Andrade)




Tu es meu amor


Tu es o meu querer, O meu viver, O meu sonhar, E o meu render, Se fosses meu, Abraçava-te até nunca mais poder meu amor...E agora o que dizes Queres ser meu E ser amado Ou fugir com ela ...


(sandra Gomes)


BEL PRAZER

Queria ter você por uma noite, para poder te dizer e te mostrar, o que eu tenho para te oferecer... Dar-te carinhos, abraços, amassos... Dar-te-ei também, meu coração, cheio de amor, esperança. Sentimentos que se unem, e fazem florescer a paixão, que está presa dentro do meu ser... Está escondida, e só se mostrará para você. Mostrar-te-ei também o caminho, o caminho da felicidade, que todos procuram, mas poucos encontram! Só aquele de coração puro, De sentimentos verdadeiros, Consegue encontrar o caminho da felicidade plena...

(Davidson Alves)



O VELHO E A FLOR


"Por céus e mares eu andei Vi um poeta e vi um rei Na esperança de saber o que é o amor Ninguém sabia me dizer E eu já queria até morrer Quando um velhinho com uma flor assim falou O amor é o carinho É o espinho que não se vê em cada flor É a vida quando Chega sangrando Aberta em pétalas de amor"



(Vinícius de Moraes)