Observando

domingo, 10 de fevereiro de 2008



Amor antigo
O amor antigo vive de si mesmo Não de cultivo alheio ou de presença. Nada exige nem pede. Nada espera, Mas do destino vão negar a sentença. O amor antigo tem raízes fundas, Feitas de sofrimento e beleza. Por aquelas mergulha no infinito, E por estas suplanta a natureza. Se em toda parte o tempo desmorona Aquilo que foi grande e deslumbrante, O antigo amor, porém, nunca fenece E a cada dia surge mais amante. Mais ardente, mas pobre de esperança. Mais triste? Não. Ele venceu a dor, E resplandece no seu canto obscuro, Tanto mais velho quanto mais amor.

(Carlos Drummond de Andrade)


Soneto de Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e que com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar me pranto Ao seu pesar pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem amaEu possa dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja eterno enquanto dure.

(Vinicius de Moraes)

O verbo amar...

Te amei: era de longe que te olhava e de longe me olhavas vagamente...Ah, quanta coisa nesse tempo a gente sente, que a alma da gente faz escrava.Te amava: como inquieto adolescente, tremendo ao te enlaçar, e te enlaçava adivinhando esse mistério ardente do mundo, em cada beijo que te dava.Te amo: e ao te amar assim vou conjugando os tempos todos desse amor, enquanto segue a vida, vivendo, e eu, vou te amando...Te amar: é mais que em verbo é a minha lei, e é por ti que o repito no meu canto: te amei, te amava, te amo e te amarei!

( JG de Araujo do livro -Bazar de Ritmos- 1935)


Arte de amar.

Se queres sentir a felicidade de amar, Esquece a tua alma. A alma é que estraga o amor. Só em Deus ela pode encontrar satisfação. Não noutra alma. Só em Deus - ou fora do mundo. As almas são incomunicáveis. Deixe o teu corpo entender-se com outro corpo, porque os corpos se entendem, mas as almas não.

(Manoel Bandeira)
TOMARA...

"Que você volte depressa...Que você não se despeça...Nunca mais do meu carinho.E chore...Se arrependa...E pense muito.Que é melhor se sofrer junto...Que viver feliz sozinho.Tomara...Que a tristeza te convença...Que a saudade não compensa...E que a ausência não dá paz.E o verdadeiro amor de quem se ama...Tece a mesma antiga trama...Que não se desfaz.E a coisa mais divina que há no mundo...É viver cada segundo...Como nunca mais..."


(Vinicius de Moraes)